terça-feira, 31 de maio de 2016

Saúde atualiza boletim, e RS já registra 71 mortes por H1N1 em 2016

A Secretaria Estadual da Saúde atualizou nesta segunda-feira (30) o boletim semanal dos casos de dengue, chikungunya, zika e Influenza. O número de mortes causadas pelo vírus H1N1 já chegam a 71. São 72 óbitos por gripe no total, sendo que um dos tipos não está especificado. No balanço anterior, eram 60.
Segundo a atualização, 364 casos de H1N1 foram notificados. O total de notificações de influenza é de 384, ou seja, 20 casos são de outros tipos de gripe.
O secretário estadual da Saúde se diz preocupado com os números e espera que, com o término da campanha de vacinação, o vírus sofra uma queda na circulação.
"O que nos preocupa é que ainda não começou o inverno, e essa quantidade de casos é realmente preocupante. Mais 90% dos grupos prioritários já foi vacinada, e esperamos que haja uma redução menor nessa transmissão de casos de Influenza", disse João Gabbardo à Rádio Gaúcha.
A Região Metropolitana concentra o maior número de casos confirmados de gripe no estado até o momento (58,8%), seguido do Norte (10,7%) e da Serra (8,8%). O município com o maior número de casos confirmados é Porto Alegre (30,5%).
Após o ano pandêmico em 2009, o H1N1 circulou com maior frequência nos anos 2012 e 2013. Nos dois anos seguintes, o vírus predominante foi o H3N2. Neste ano, novamente, o H1N1 volta a ser o principal agente da sazonalidade.
Referência: http://g1.globo.com/

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS)

Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) - é uma forma grave de pneumonia causada por um vírus isolado em 2003.

Dificuldade respiratória aguda, e às vezes até mesmo a morte. 

Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS) - Causas, sinais e sintomas

Causas

SARS é causada por um membro da família coronavírus (mesma família dos vírus que causam gripe ou virozele respiratória).
Quando alguém com SARS tosse ou espirra, gotículas infectadas são pulverizadas no ar. Você pode pegar SARS se você respirar ou tocar essas partículas. SARS pode viver nas mãos, tecidos e outras superfícies até 6 horas nestes gotas e até 3 horas após as gotas ou seca.
Os sintomas geralmente aparecem cerca de 2 a 10 dias depois que uma pessoa entrou em contato com o vírus, embora tenha havido alguns casos onde a doença começou muito mais cedo ou mais tarde. Aqueles com sintomas da doença ativa são claramente contagiosa, mas não se sabe quanto tempo uma pessoa pode ser contagiosa, antes ou depois que os sintomas estão presentes.

Sintomas

A principal característica é a febre superior a 38,0 º C e tosse, dificuldade respiratória, ou sintomas respiratórios. Os sintomas na ordem e na forma em que eles ocorreram com maior freqüência foram:
  • Febre
  • Calafrios e agitação
  • A dor muscular
  • Tosse
  • Dor de cabeça
Os sintomas menos comuns incluem:
  • Tonturas
  • tosse produtiva (escarro)
  • Dor de garganta
  • Cerrando
  • Náuseas e vômitos



Referência: http://www.pozemedicale.org/Portugal/Doencas_respiratorias/Sindrome_Respiratoria_Aguda_Severa_SARS-fotos.html

Referência:Poze Medicale.org


O Biólogo

O Biólogo estuda formas da vida,microscópica ou macroscópica.
Pesquisa origem,estrutura,evolução e funcionamento dos organismos.Ele analisa as funções e relações entre diverso seres,inclusive o meio ambiente.O vasto campo de estudos na graduação permite que, depois de formado o profissional possa seguir diversos caminhos,dependente do seu interesse.Desde a pesquisa das células-tronco ao trabalho ambiental ,a carreira do biólogo é promissora,em razão da preocupação,em nível mundial.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

HPV :A necessidade de se prevenir

Esse tipo de Doença é muito Comum
Mais de 2 milhões casos por ano (Brasil)
Propaga-se por contato sexual
Alguns tipos podem ser evitadas por vacina
Não tem cura, mas o tratamento pode ajudar
Crônico: pode durar anos ou a vida inteira
Requer um diagnóstico médico
Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem
👉 Consulte um médico para receber orientação 👈


HPV

O Human Papiloma Virus, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.Mas